domingo, 3 de janeiro de 2010

Ano novo, vida nova?

Todo final de ano a gente começa a ouvir as pessoas repetirem a tão conhecida frase: ''Ano novo, vida nova!!'', todas as revistas trazem matérias para te ajudar a mudar tudo o que você não gosta na sua vida para ter um novo ano perfeito, as matérias te gritam maneiras clichês de arrumar um namorado, de abandonar aquele emprego que você tanto odeia, de tirar só 10 no colégio, de mudar todo o seu guarda roupa e ficar na moda. Parece até que para ter uma ''vida nova'' você tenha que se tornar outra pessoa. 

Eu, por exemplo, já passei por várias viradas de ano e já vivi vários anos diferentes também, mas as maiores mudanças da minha vida não vieram planejadas de acordo com a adição de um número a mais ao nosso ''2000'', elas simplesmente aconteceram: no começo do ano, no meio do ano, no final do ano... Eu faço planos sim, e o tempo todo, mas eu não acredito nenhum pouco que entrar em um novo ano vá nos render uma vida nova, na minha opinião eu só terei uma vida nova se eu morrer e reencarnar em outro corpo. Por mais que muita coisa mude em 365 dias, existem muitas coisas que continuam iguais ou pelo menos similares. Em 2010 eu vou continuar me chamando Nicole, tendo praticamente os mesmos amigos (logicamente irei perder alguns e conseguir novos, brigar, fortalecer amizades...), irei fazer aniversário na mesma data, estudar no mesmo colégio, continuar com o mesmo sonho, morar na mesma casa, ir aos lugares que eu gosto de ir, me vestir como gosto de me vestir. Irei mudar muito sim, mas não vou ter uma vida nova! Não vou arriscar dizer que minha vida nunca vai mudar por completo afinal do futuro não se sabe, mas acredito que se minha vida tiver que mudar completamente um dia não será exatamente no dia primeiro de janeiro de um ano novo, sabe? Tem gente que levanta no primeiro dia do ano super otimista, sentindo as mudanças, dizendo se sentir diferente, mas isso não se aplica muito a minha pessoa, eu acordei no dia 1 de janeiro de 2010 me sentindo a mesma Nicole de sempre, sofri mudanças diárias, mudei minhas ideias, vivi um dia que eu nunca viverei exatamente igual nunca. 

O que eu estou tentando dizer com isso  tudo é que as pessoas (ou pelo menos eu) mudam todos os dias, sofrem transformações todos os dias, não precisamos nos prender nessa coisa toda de ''ano novo'' para colocar em prática nossas mudanças. Se você quer emagrecer - por exemplo - você pode emagrecer no dia 9 de agosto de 2010, não precisa esperar 2011 para fazer isso. É claro que é super legal fazer tradições de ano novo, pular as ondinhas na praia, estabelecer uma meta para o ano que vem aí e todas essas coisas que a gente faz todo ano, eu adoro tudo isso também! Só acho que a gente pode correr atrás do que quer todo dia, pode mudar todo dia, afinal o ano muda, mas não trás para nós as mudanças que queremos, temos que ir atrás daquilo que a gente quer e para isso ninguém precisa usar como desculpa o fato de estarmos entrando em um novo ano!

5 comentários:

  1. Nicole, eu concordo plenamente! "Vida nova" é um termo muito forte para discrever um novo ano. Aliás, adorei a foto do post! Parabéns pelo blog :D

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. "Vida nova" é um termo muito forte para discrever um novo ano. 2 Não é só porque é um ano novo, que a vida precisa ser nova. Se você quiser que seja, irá ser. E eu quero. Então um feliz ano novo e uma feliz vida nova, para quem quer. E para quem não quer, um feliz ano novo, simplismente isso... O ano novo é simplismente um ano novo. Há pessoas que acreditem que mudarão muitas coisas, mas nem sempre é assim... Se você quiser, você muda! Faz suas mudanças, do jeito que quer. E também faz suas oraçãoes bem na hora da virada. Geralmente paz, amor, felicidade, saúde, dinheiro. E é isso que eu desejo a toda a minha familia e amigos, incluindo você. Um feliz ano novo para você, e uma vida nova pra quem quiser! E também amei a foto!

    ResponderExcluir
  4. Concordo parcialmente. Claro que é idiotice esperar um ano inteiro pr comprir uma promessa - se você quiser fazer alguma coisa, faça e ponto, não há porque esperar um ano inteiro pra que seja possível voc~e realizar alguma coisa qe você quer muito. Mas acho que essa tradição já virou mais do que uma simples tradição de ano novo - tipo pular sete ondinhas no mar à meia noite, já virou meio que um costume das pessoas, quase um consolo... Usando o exemplo que você deu, a pessoa que quer emagrecer - ela pode, é claro, emagrecer em qualquer época do ano, mas pode ser que ela simplismente não consiga emagrecer em Agosto, porque não tem motivação nenhuma para isso. Ao começar o ano, as pessoas tem a ilusão de que vão poder fazer diferente tudo o que elas fizeram de errado no ano interior, e essa esperança acaba sendo a motivação.
    Eu concordo com você, é besteira achar que só por que a gente contou 10, 9, 8, 7, 6, 5, 4, 3, 2, 1 FELIZ 2010 as coisas irão mudar, mas eu entendo porque as pessoas costumam fazer isso - por uma necessidade de mudar, por quererem melhorar mas não encontrarem a motivação pra isso.
    É claro que depois de um tempo a midia se aproveitou da ideia, e passou a vender tudo o que é possível para "ajudar" essas pessoas - esa ajuda na verdade não ajuda coisa nenhuma, só a revista a vender mais exemplares, é lógico.
    Bom Nico, meus parabéns plo teu blog, fico feliz que você tenha voltado, gosto de ler tuas reflexões - lerei-as sempre que meu computador deixar, e farei comentários! Um beijo enorme da Tamara!! (não sei se vai aparecer que sou eu aqui nessa joça)

    ResponderExcluir
  5. tb concordo com o q vc disse nicole ninguem consegue mudar por completo sempre ira sobrar alguma coisa da sua personalidade antiga.
    o q pod acontecer e comecarmos um ano, d um jeito diferente mais com certeza mais cedo ou mais perceberemos q ainda somos os mesmos

    ResponderExcluir